Fazia bastante tempo desde a última vez que eu havia pesquisado algo sobre RPG na internet. Completei minha coleção de livros do 3D&T Alpha, mas acabei migrando para outros sitemas de RPG. Narrei uma campanha de Cyberpunk Red, depois de ter jogado o Cyberpunk 2077, e joguei alguns one-shots ocasionais de D&D, mas nunca mais havia pesquisado sobre RPG com o interesse de quando era adolescente. A vida continua, a faculdade ocupa muito de seu tempo, o trabalho também te deixa pouco tempo livreo e as obrigações da vida adulta acabam por deixar sua mente bem ocupada.
No entanto, recentemente, assisti o anime Cyberpunk Edgerunners e, embora o Edgerunner's Mission Kit, manual lançado para adpatar as regras de Cyberpunk Red para a decada de 2070, faça um ótimo trabalho em tornar adaptar os elementos do anime e do jogo para o sistema do Cyberpunk Red, alguma coisa não encaixa direito, mecanicamente falando. As regras do Edgerunner's Mission Kit não me passavam a mesma sensação que o anime me passava em termos de jogo. Ainda mais estranho, parecia que eu conhecia algo que se encaixava melhor para adaptar aquele universo.
Por favor não me levem a mal. O Mike Pondsmith é um gênio e a R. Talsorian Games faz brilhantemente tudo o que se propõe a fazer. Mas ver o David ativar o Sandevistan e se mover numa velocidade impressionante me lembrava a vantagem Aceleração. Os Quickhacks do jogo eram, pra mim, magias da Escola Elemental do Espírito. E o Johnny Silverhand... claramente o V comprou a desvantagem Assombração quando fez a sua ficha. Passei muito tempo criando fichas para os personagens na minha cabeça, imaginando aventuras mais galhofas e fantásticas, com feitos surpreendentes que, sem dúvida, te resultariam em pontos de Reputation no fim da sessão.
Não lembro como, mas uma pesquisa após a outra me levou a uma surpresa que, pra mim, foi o ponto alto do meu ano: o 3D&T Alpha foi atualizado. O 3DeT Victory foi a prova de que a comunidade ama 3D&T. O 3DeT Victory conseguiu arrecadar 432% da meta do Catarse! Um feito incrível para um sistema de RPG que uma boa parte da comunidade nacional, pelo menos no meu tempo, não leva muito a sério. Embora eu não tenha descoberto o Catarse a tempo, corri pro PC e comprei minha cópia. Felizmente, recebi acesso também ao PDF, o que me permitiu ter um gostinho do que me espera nas próximas campanhas.
Ainda é cedo para dar minhas opiniões definitivas, mas confesso que pelo que li até então, o 3DeT Victory parece cumpri a mesma proposta a qual o 3D&T Alpha se propunha a cumprir, só que de forma ainda mais simples (o que eu achava impossível). A simplificação dos atributos, do sistema de movimentação e combate e a criação do Combate não-violento, que (FINALMENTE!!!!) torna as perícias relevantes ao sistema, foram mudanças que parecem ter balanceado o sistema bem mais.
Confesso que ainda me falta muita leitura e uns playtests com o sistema, mas fico feliz em saber que um sistema de RPG tão simples e que me trouxe tantas boas lembranças está mais vivo do que nunca.
Espero voltar aqui e compartilhar com vocês (se é que alguém ainda lê esse blog) minhas ideias sobre o sistema.
E você? O que achou?