Dados, dados, dados... São muitos os dados usados pelos sistemas de RPG mundo à fora e vão desde o clássico d6 até o d20 e o d100 e mesmo moedas algumas vezes (d2). Alguns sistemas usam inúmeros dados para situações diferentes, como o Daemon e o D&D e, confesso, eu nem sempre pudia jogar D&D porque alguns dos dados eram de um dos jogadores do grupo e quando ele não podia comparecer a sessão tínhamos que jogar outra coisa (quase sempre era UNO hehe).
Alguns dos dados podíamos improvisar de maneiras diferentes, como por exemplo, ao invés de rolar 1d12 rolar 2d6, ou 2d10 ao invés de 1d20, ou ainda ao invés de rolar 1d4 rolar 1d6-2 o que não muda em praticamente nada, o problema é só quando tirávamos 1 ou 2 no d6.
Muitos mestres preferem criar seus próprios sistemas e as vezes só tem d6 e d2 disponíveis para isso, o que acaba limitando um pouco as opções.
Hoje então trago algumas ideias para improvisação simples de dados multifacetados.
1. Sorteio
Rolar um dado nada mais é do que um sorteio. Existe um número limitado de possibilidades do qual apenas uma vai acontecer. A chance de cair um número específico é sempre igual (1 em 6 para o d6; 1 em 10 para o d10; 1 em 12 para o d12 [ah vá!] e assim sucessivamente). Então, nada melhor do que fazer um sorteio rápido para ver se o personagem obteve sucesso ou não em sua tarefa.
Você pode, por exemplo, escrever números de 1 a 10 em pedacinhos de papel, amassá-los, misturá-los em um copo, caixa, ou recipiente qualquer e pedir para que um jogador tire um deles. A chance de sair qualquer número é de 1 em 10 , é o mesmo que rolar 1d10 (ah vá!²).
Usando sorteios você pode criar qualquer dado, mesmo dados mais estranhos, como d17 ou d23...
2. Papercraft
Papercraft é uma opção que exige um pouco mais de habilidade, dependendo do dado a ser feito. Fazer um d6 é bem simples (acho que todo mundo já fez isso quando pequeno), mas um d20 pode exigir um pouco mais de habilidade.
Você pode tentar desenhar a projeção plana do dado (o que exige ainda mais habilidade) ou procurar os modelos na internet, como o da imagem à seguir.
O site DiceCollector.com tem uma galeria com os mais variados modelos de dados: d4, d6, d8, d10...
Outros modelos legais estão nessa galeria do Puam.be, onde encontrei o d100 da imagem ao lado.
3. Aplicativos
Pra os que tiverem Smartphone ou Tablet, existem muitos aplicativos legais e de graça disponíveis para Android, iPhone... na internet. Como não é o meu caso (sou um rpgista pobre), vou apresentar apenas os que eu conheço.
O Quick Dice Roller e o Dice Roller, para Galaxy, e o Dice Roller Simulator, para iPhone são gratuitos e são minha indicação (na verdade o de iPhone foi indicação de um amigo) para os que tiverem iOS ou Galaxy.
Um adendo aos usuário de iOS, achei o aplicativo Dice & Dragons, que calcula tudo automaticamente. O aplicativo é gratuito e só as imagens que vi no iTunes me dão vontade de sair correndo e comprar um iPhone (pena que as imagens só me dão vontade, não dinheiro haha).
Bom, pessoal, por enquanto é isso. Sei que as ideias são bem óbvias, mas aprendi narrando que vale a pena oferecer as opções mesmo quando os jogadores já as têm. Encerro a postagem por aqui e, se você souber de mais algum modo de improvisar dados, tiver algum modelo de dado legal ou souber algum bom aplicativo, comente aí em baixo. Acertos críticos a todos. Fui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário