quinta-feira, 12 de junho de 2014

Brasil como cenário de RPG

Em clima de copa do mundo, resolvi falar um pouco do Brasil. Não dos cenários de RPG daqui, como o Tormenta ou dos sistemas, como 3D&T Alpha, Daemon, +2D6, MVP, Runicards... mas do Brasil como cenário de RPG.
Hoje, revirando alguns arquivos antigos no meu HD, encontrei uma resenha do cenário Hi Brasil, da Daemon, feito para RPG Quest. O cenário é basicamente uma adaptação do Brasil como cenário de aventuras medievais, fazendo referência à fatos históricos e pessoas reais. Hi Brasil é um cenário e tanto, conta com tudo o que um bom cenário de RPG precisa: diversidade ambiental, raças fantásticas, mitos e lendas e uma historia de libertação.
Esse cenário apresenta o Rei Inácio, líder do Exército da Estrela Vermelha e seus 13 cavalheiros (sacaram?) que libertaram parte de Hi Brasil das mãos do Imperador e continuam na luta contra o império. Algumas das referências chegam a ser engraçadas, como o próprio Rei Inácio e Itamaro, o anão louco, Rei das Minas Gerais. Apesar do cenário ser de 2004, se não me engano, alguns jogadores mais antigos (e alguns mais novos que prestam atenção nas aulas de história da escola) com certeza vão entender muitos pontos da Trama.
Nesse link você pode encontrar uma crítica completa sobre o cenário da Daemon que, infelizmente, está esgotado na maioria das lojas onlines e não tem uma versão em PdF em qualquer lugar para download.
Outro cenário interessante é o Desafio dos Bandeirantes, esse eu conheci através de um amigo. As criticas ao sistema do Desafio dos Bandeirantes são muitas, mas é do cenário que eu vim falar. O Desafio dos Bandeirantes apresentava os jogadores a Terra de Santa Cruz, uma versão mítica do Brasil colonial onde você poderia interagir com personagens históricos e de mitos e lendas, além de poder ser versões rpgistícas de pajés, jesuítas, bandeirantes... Eu pessoalmente não conheço o sistema, mas depois de ler sobre ele muito me interessou, infelizmente não existem mais livros a venda, mas por sorte encontrei no fórum Livros RPG alguns links funcionais de Download dos livros da série desafio dos bandeirantes (que ainda não comecei a ler). Ah, antes que eu esqueça, acessem o Blog do Flávio Andrade, apesar de estar a um "tempinho" sem posts, tem bastante conteúdo sobre o cenário.
Por último, outro "Brasil de RPG" que eu conheço é o cenário de Mini Gurps Entradas e Bandeiras, de um dos escritores de o Desafio dos Bandeirantes, Luis Ricardo Vicon. Recomendo esse livro, pois tem um capitulo dedicado a uma aventura Solo, bom para quem não tem um grupo para jogar.

Rpgistas brasileiros não gostam muito de jogar no Brasil. Esses cenários são pouco conhecidos pela maioria dos rpgistas hoje em dia, apesar da fama que conseguiram em suas épocas, diferente do que acontece com alguns RPGs norte americanos, como Shadowrun, por exemplo, que é ambientado em Seattle. Claro que isso vai por gosto, Seatle é uma metrópole e tanto, um prato cheio para um cenário cyberpunk, mas será que o Brasil não é um bom cenário místico?
Sim, é a minha resposta. O Brasil é imenso em território, rico em diversidade animal e vegetal, lugar de crença e misticismo além de ter uma ótima história a ser explorada, principalmente na época da escravidão. Esses são os mesmos argumentos de fãs brasileiros de Assassin's Creed que tentam convencer a Ubisoft a criar um jogo ambientado aqui (se bem que depois do Brasil ridículo do AC3 eu tenho minhas dúvidas).

Bom, é isso pessoal. Espero que tenham gostado do conteúdo e dos links e que eu tenha os convencido a dar uma chance a um desses cenários, certo? Fui!

P.S.: achei uma adaptação da Terra de Santa Cruz para Daemon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário